domingo, 24 de maio de 2009

Albert Speer no café da manhã...


Todos os dias quando acordo e sento-me à mesa para tomar o café da manhã olho do meu lado direito, local onde se encontra meu guarda-livros, e deparo-me com o volume de Gitta Sereny, Albert Speer, sua luta com a verdade. Nenhum livro até hoje, nem sobre nazismo, nem sobre Segunda Guerra Mundial deixou uma impressão tão profunda em mim como esse. A luta a que a autora se refere é contra Speer ter conhecido ou sublimado o conhecimento que talvez possuísse sobre a Endlösung, ou, Solução Final. Na imensa obra, Gitta mostra como ele esteve presente nos momentos mais importantes do Terceiro Reich e como era, em determinados momentos, a pessoa mais próxima do Führer. Outra fascinante característica desse livro é que nele, ela mostra com ampla documentação, como as ordens eram caóticas e como a centralização burocrática poderia ser rompida com uma simples intriga. Quando termino a refeição, saio da mesa, lembro-me do conteúdo do livro, e permaneço com as mesmas dúvidas: ele sabia? compactuou com tudo aquilo? como ele se sentiu depois do fim...uma explosão de sentimentos passa pela minha cabeça. Penetrar nos pensamentos de Albert Speer, foi algo que Gitta Sereny conseguiu, mostrando como Speer sofreu e sofria com tudo aquilo. A capa do livro, com ele olhando pela janela, como se buscasse algo além, deixa muito claro ao leitor a essência do livro...desconcertante!!!

Um comentário:

  1. Ah se eu gostasse desse assunto... não tenho dúvidas de que vc seria minha maior fonte de esclarecimento. Deve ser muito difícil entrar em contato com tantas sensações tristes.

    ResponderExcluir